Líderes

Bréscia França Nonato
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. Dra e Ma. em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia, integra a equipe de coordenação do Programa Observatório da Juventude.

Gustavo Bruno de Paula
Pós-Doutorando em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Doutor e Mestre em Educação pela UFMG. Sociólogo pela UFMG. Foi professor na USP. Integra os grupos GEES/UFMG e LeDdE/UFRJ. Atua em pesquisas sobre sociologia da educação e desigualdades educacionais.
Pesquisadores

Alice Cristina Figueiredo
Graduada em História, Mestra em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisa sobrea relação com o saber de mulheres estudantes de engenharia. É Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira.

Ana Paula Guedes Henrique
Professora de Sociologia (SEE/MG), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Bacharela (2014) e Licenciada (2013) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Educação (2017) pela mesma instituição. Pedagoga pela Universidade de Franca (2021). Tem experiência na área de sociologia da educação com ênfase nos temas relacionados às desigualdades no ensino superior, políticas afirmativas e ensino de sociologia.

Ana Paula Karruz
Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), doutorado em Políticas Públicas e Administração Pública pela George Washington University (2010) e pós-doutorado em Ciência Política pela UFMG (2015-2017). Sua docência concentra-se em metodologia de pesquisa e avaliação de políticas públicas, e sua pesquisa enfoca políticas públicas para redução de desigualdades sociais, especialmente no âmbito da educação. Lidera o Grupo Interdisciplinar de Metodologias em Avaliação de Políticas Públicas - GIMAPP; é membro do Centro Interinstitucional de Análise de Políticas Sociais - CIAPSoc e do Grupo de Estudos sobre Educação Superior - GEES, todos sediados na UFMG. Entre 2010 e 2014, foi consultora de negócios e gerente de projetos na McKinsey Co.

Bruno Otávio Soares Teixeira
Bruno Otávio Soares Teixeira graduou em Engenharia de Controle e Automação com premiação de medalha de ouro pela Universidade Federal de Minas Gerais em março de 2004. Em fevereiro de 2008, concluiu seu doutorado em Engenharia Elétrica também pela UFMG, com estágio de doutorado sanduíche de 14 meses no Departamento de Engenharia Aeroespacial da University of Michigan- Ann Arbor, Estados Unidos. Trabalhou como professor substituto no Departamento de Engenharia Eletrônica (DELT) da UFMG por quatro semestres a partir de setembro de 2004. Em janeiro de 2009, iniciou sua carreira de professor adjunto no DELT/UFMG, tornando-se o primeiro professor da Escola de Engenharia da UFMG graduado em Engenharia de Controle e Automação. Desde janeiro de 2025, é professor titular do DELT. Foi coordenador do Colegiado Didático do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFMG, membro do da Câmara de Graduação e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, Diretor de Fomento à Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) e Pró-reitor Adjunto de Graduação (Prograd). Desde 2022, é o Pró-reitor de Graduação da UFMG.

Carolina Silva Pena
Possui graduação em Estatística (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Estatística (2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Engenharia de Produção (2017) pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Modelagem Estocástica e Simulação. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos Lineares Generalizados, Modelos Hierárquicos, Teoria de Resposta ao Item, Estatística Computacional e Teoria de Redes Complexas.

Claudio Marques Martins Nogueira
Possui graduação em Ciências Sociais (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui doutorado em Educação por essa mesma instituição (2004), com doutorado sanduíche com o professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Realizou pós-doutorado (2012/2013) na FLACSO/Argentina, com a professora Guillermina Tiramonti, e no IESP-UERJ, com o professor Frederic Vandenberghe. Em 2021/2022, realizou segundo pós-doutorado com a professora Hustana Vargas na Universidade Federal Fluminense. É professor titular de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi durante vinte anos pesquisador e membro da equipe de coordenação do Observatório Sociológico Família-escola, OSFE, da UFMG. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos sobre Educação Superior, GEES, também da UFMG. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, desigualdades no acesso e na permanência na educação superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre bourdieu e Bernard Lahire.

Daniella Almeida Pereira
Professora de Geografia na rede pública de ensino. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras. Graduação em Geografia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Newton Paiva (licenciatura e bacharelado) com breve atuação na área de consultoria e gestão ambiental. Interesse pela área educacional, juventude e desigualdades.

Genival Souza Bento Junior
Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Educação pela mesma instituição. Desde 2024, é bolsista do CNPq no Doutorado em Educação - Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação do Prof. Dr. Cláudio Marques Martins Nogueira. Foi Coordenador Pedagógico e professor na rede privada de Minas Gerais. Lecionou na rede pública da Bahia, no Núcleo Territorial de Educação da Chapada Diamantina (NTE 03) e ministrou aulas de Atualidades em cursos preparatórios para o ENEM. Sua linha de pesquisa contempla a Sociologia da Educação, com ênfase nos estudos de Pierre Bourdieu e Vincent Tinto. Já os objetos de estudo das suas pesquisas são o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); a evasão, a reorientação e a escolha pelo ensino superior; o Sistema Único de Seleção (SiSU); e a política de Cotas para o ingresso nas universidades públicas brasileiras.

João Henrique Lara do Amaral
Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR) (1997) e doutorado em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é Professor Associado do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva; Políticas Públicas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde; Avaliação do ensino na saúde.

Joseane Mendes Teixeira
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2021) onde atua na área de Psicologia Escolar/Educacional. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009), com especialização em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Atua na área de orientação e acompanhamento de estudantes universitários desde 2010, com foco em estratégias de estudo, gestão do tempo, adaptação ao ambiente universitário e orientação profissional. Desenvolve pesquisas técnicas sobre a execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na UFOP, bem como estudos sobre o Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Estudantes Ingressantes na mesma instituição.

Juliana de Fátima Prestes Souza
Possui graduação nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2003), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela mesma instituição (2014). É estudante de graduação no curso de Engenharia Mecânica na UFPR desde 2020. Possui experiência na área de Física Experimental, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades nanomecânicas de materiais e filmes finos, propriedades opto-eletrônicas de polímeros semicondutores, caracterização e otimização de dispositivos eletrônicos orgânicos. Atua também na área de Pesquisa em Ensino de Física, com ênfase em tecnologias da educação e métodos de aprendizagem ativa. Atualmente é servidora pública federal lotada no Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná, trabalhando como técnica-administrativa em educação (TAE) junto ao Laboratório de Engenharia Ambiental (LEA) e ao Laboratório de Estudos em Monitoramento e Modelagem Ambiental (LEMMA).

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
Possui graduação em Pedagogia (UEMG, 2005), graduação em Medicina Veterinária (UFMG, 2007), mestrado em Ciência Animal/Epidemiologia (UFMG, 2010), mestrado em Educação (UFAC, 2016) e doutorado em Educação (PUC Minas, 2022). Atualmente, é Professora Adjunta (área: Didática e Estágios) na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sendo também docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE - Mestrado Profissional) desta instituição. Pela sua experiência como professora da Educação Básica pública (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Técnico) e da Educação Superior (disciplinas lecionadas em cursos de licenciatura, programas de pós-graduação e programas especiais de formação inicial e continuada de docentes), seus estudos e pesquisas têm ênfase em Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissão, Trabalho, Identidade e Saberes Docente; Professores/as Iniciantes; Educação Especial e Inclusiva; Educação Popular; Educação em Saúde.

Liliane Gonçalves Fernandes de Lima
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em administração e, atualmente, cursa pedagogia na Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Integra o Grupo de Estudos sobre Ensino Superior (GEES) e também Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE). Interesse nas temáticas: sociologia da educação, desigualdades escolares, democratização do ensino superior e políticas públicas para acesso ao ensino superior.

Maria José Batista Pinto Flores
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e colaboradora no Programa de pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social. Pró-reitora adjunta de graduação da UFMG (04/2022- ...) e Diretora do GIZ, Diretoria de Inovação e Metodologias de ensino da PROGRAD/UFMG (10/2018 a 03/2022). Doutora em Educação (2014) no Programa de doutorado Latino Americano: políticas públicas e profissão docente. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia (2006;2001) pela FaE-UFMG, especialista em Educação a Distância pelo SENAC-MG (2009). Atua como docente do Ensino Superior lecionando: Teorias e Práticas Pedagógicas, Didática do Ensino Superior, Didática na licenciatura, Análise da Prática pedagógica. Pesquisadora do GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da FaE/UFMG, do PRODOC - Grupo de estudos e pesquisa sobre profissão docente da FaE/UFMG e do LEPED-UFRJ Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Pesquisa sobre pedagogia e docência na Educação Básica e Superior com interesse sobre desenvolvimento profissional docente e atuação de pedagogos(as) nas instituições de educação básica e superior.

Marise Botti
É professora efetiva (Assistente III) na Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na Faculdade de Educação (linha de pesquisa: Educação e Ciências Sociais). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2008) na linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2002). Atualmente participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES-UFMG), Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES-UNICAMP) e Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (FOCUS-UNICAMP). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Ginástica. Os temas que vem estudando são, Educação Física Escolar, trajetórias escolares, percursos acadêmicos numa perspectiva de equidade, políticas institucionais para permanência, evasão e retenção de estudantes no Ensino Superior.

Patrícia Cappuccio de Resende
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Na mesma instituição, graduou-se em Pedagogia (2005) e fez o Mestrado em Educação (2008). Experiência profissional especialmente na área da Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente atua como Pedagoga no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui interesse de pesquisa na área da sociologia da educação, especialmente nas seguintes temáticas: escolha de cursos superiores e instituições, acesso e permanência no ensino superior, políticas de ações afirmativas, trajetórias escolares de egressos de escolas federais.

Sandra Regina Dantas Flontino
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) / Linha: Sociologia da Educação. Vice-Diretora da E. E. Professor Morais (Ensino Médio). Professora de Sociologia do Ensino Médio, na rede estadual de educação. Professora supervisora do PIBID na PUC-MG. Atuou em pesquisa sobre os efeitos do SiSU na escolha de cursos superiores na UFMG. Bolsista de pesquisa do OSFE - Observatório Sociológico Família-Escola, na pesquisa sobre perspectivas e projetos de continuidade de estudos entre alunos do Ensino Médio. Possui especialização em História, bacharelado em Ciências Sociais com licenciatura plena em Sociologia (Unimontes). Tutora a distância nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil e no curso de História pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Experiência como professora e coordenadora pedagógica na área de História na Educação Básica (rede privada de ensino).

Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, cursa Doutorado em Educação no mesmo programa de pós-graduação citado, na linha de pesquisa Sociologia da Educação. É membra do Grupo de estudos sobre Educação Superior (GEES) - UFMG. Seu projeto de tese, em construção, tem por objetivo investigar desafios à permanência de estudantes de cursos de Licenciatura da área de Ciências Exatas, na UFMG.

Thainara Cristina de Castro Ariovaldo
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Atualmente é aluna do Doutorado em Educação, também pela FaE/UFMG, membro do grupos de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e do corpo editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Dedica-se às temáticas relacionadas à Sociologia da Educação, Sociologia do Ensino Superior, Acesso ao Ensino Superior, Desigualdades Escolares e Mecanismos de Acesso ao Ensino Superior.
Estudantes

Bianca Drielly Mendes
Doutoranda em Ciência Política, na área de Políticas Públicas. É mestre em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2023) na área de concentração Processos e Sistemas Decisórios. Graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Centro Interinstitucional de Análise de Políticas Sociais - CIAPSoc e Grupo de Estudos sobre Educação Superior - GEES, sediados na UFMG. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Administração Pública. Sua área de interesse é em políticas públicas, ações afirmativas, descentralização, processo decisório e avaliação de políticas públicas.

Flora de Paula Gonçalves Holanda Maia
Especialista em Políticas e Gestão de Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, onde trabalha na Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Bipartite SUS/MG. É mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Gestão, Estado e Políticas Públicas. É bacharel em Gestão Pública pela UFMG. É membro do Centro Interinstitucional de Análise de Políticas Sociais (CIAPSoc) e do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES), ambos sediados na UFMG.

Izabela Thaís de Magalhães Neto
Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Enfermagem na linha de pesquisa Gestão e Educação na Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Pós-graduada em Trauma, Emergências e Terapia Intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2019). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Membro do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino e a Prática de Enfermagem (NUPEPE), ambos da UFMG. Atua em pesquisas da área da Educação em Enfermagem e da Sociologia da Educação, com enfoque nos seguintes temas: desigualdades educacionais, trajetórias escolares, escolhas dos cursos, acesso e permanência no ensino superior.

Shirley Torres de Lima Otoni
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2023). Graduada em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Integra o Grupo de Estudos sobre Ensino Superior (GEES). Possui interesse por temas relacionados à desigualdades escolares, políticas de ações afirmativas, desigualdades no acesso, permanência e conclusão no ensino superior.
Técnicos

Luciana Gonçalves de Oliveira Gotelipe
Possui graduação em Estatística (2009) e especialização em Gestão Estratégica da Informação (2012), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social, na linha de pesquisa de políticas públicas em educação, da Faculdade de Educação da UFMG. Estatística na Universidade Federal de Minas Gerais, no Setor de Estatística da Pró-Reitoria de Graduação. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em análise de dados. Realiza consultorias estatísticas na área de saúde e estudos educacionais. Conhecimento nos softwares SPSS, R e Power BI.