Grupo de Estudos sobre Educação Superior – FaE (UFMG)
O Grupo de Estudos sobre Ensino Superior (GEES) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma iniciativa de pesquisa interdisciplinar que se concentra em analisar as complexidades e desafios associados ao acesso ao ensino superior no Brasil. Fundado na Faculdade de Educação (FAE), o grupo reúne professores e pesquisadores de diversas áreas, como sociologia, economia, política educacional e psicologia, além de envolver estudantes de graduação e pós-graduação em suas atividades. Com uma trajetória consolidada de quinze anos, o GEES tem contribuído significativamente para o debate acadêmico sobre educação superior, produzindo dissertações, teses, artigos e relatórios que exploram as nuances das políticas educacionais e seu impacto na sociedade brasileira.
A expansão do ensino superior no Brasil, especialmente nas últimas duas décadas, é um fenômeno que tem recebido atenção especial do GEES. As políticas governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) têm sido fundamentais nesse processo. O grupo analisa como essas políticas têm afetado a estrutura das instituições de ensino superior e como elas têm contribuído para a inclusão de estudantes provenientes de segmentos menos representados da população. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a Lei de Cotas são exemplos de medidas que visam promover uma maior equidade no acesso às universidades públicas, resultando em um perfil estudantil mais diversificado nas salas de aula.
No entanto, os estudos realizados, apontam que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar uma verdadeira igualdade no ensino superior brasileiro. A estratificação horizontal do sistema educacional brasileiro é um tema recorrente nas pesquisas do grupo, que destaca a existência de uma hierarquia entre universidades e cursos que perpetua desigualdades sociais. O GEES também investiga as intersecções entre acesso ao ensino superior, escolha do curso e taxa de evasão, identificando padrões e tendências que refletem as realidades socioeconômicas dos estudantes. Por meio dessas análises, o grupo busca fornecer recomendações políticas baseadas em evidências para melhorar o acesso e a permanência no ensino superior, com o objetivo final de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.